Transtornos de ansiedade
A ansiedade é um fenômeno natural que pode ocorrer em indivíduos de todas as faixas etárias. Ela permite que a pessoa se atente a possíveis perigos, adote formas para superar adversidades e encare eventuais ameaças. A ansiedade está relacionada a um sintoma vago de apreensão e pode ser associada a sintomas autonômicos, sendo descrita como preocupação, desconforto, tensão ou angústia. Ela pode ser considerada patológica quando provoca sofrimento importante ou perda funcional.
Diferencia-se do medo por ser um sentimento difuso, sem relação com um objeto específico. O medo, por sua vez, está relacionado a um objeto ou a uma circunstância específica, ocorrendo de forma proporcional aos mesmos. A fobia é um temor desproporcional e sem necessariamente ter relação direta com um perigo real, enquanto o pânico é um episódio de ansiedade intensa, associado a sintomas adrenérgicos.
Destaca-se o aumento progressivo da prevalência do transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Trata-se de uma preocupação excessiva com diversas questões do dia-a-dia, relacionada com tensão muscular, descarga autonômica, irritabilidade, distúrbios do sono, sudorese, náuseas, diarreia, cefaleia etc. É a forma de ansiedade mais comum entre os idosos, chegando a uma prevalência de 11%. Nos portadores de doenças crônicas, a prevalência pode alcançar 19%. Os principais fatores de risco nesta população são gênero feminino, doença crônica (física ou mental) e eventos adversos ao longo da vida.
Dentre as fobias, a mais comum entre os idosos parece ser o medo de cair. Esse medo está relacionado com dificuldade para manter o equilíbrio e menor capacidade de lidar com quedas, devendo sempre ser investigado em pacientes com histórico de quedas ou alterações de marcha e equilíbrio.
Sugestões de leitura:
Frota IJ, Fé AACM, Paula FTM, Moura VEGS, Campos EM. Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais. J Health Biol Sci 2022; 10(1):1-8.
Ramos K, Stanley MA. Anxiety disorders in late life. Clin Geriatr Med 2020; 36: 237-246.
Vasiliadis H, Desjardins F, Roberge P, Grenier S. Sex differences in anxiety disorders in older adults. Curr Psychiatr Rep 2020; 22: 75.