Escala de Ansiedade Generalizada (GAD-7)
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela presença de ansiedade e preocupação significativas relacionadas a diferentes situações e contextos. O indivíduo afetado é incapaz de controlar esses sintomas, podendo também apresentar queixas físicas, como tensão muscular e alterações do sono. O TAG também está associado ao abuso de substâncias (como o álcool), transtornos depressivos e transtorno obsessivo-compulsivo.
Na população idosa, o TAG é associado a um maior risco de perda cognitiva e eventos cardiovasculares, além de uma maior procura por serviços de saúde. Além disso, há uma associação com uma maior prevalência de transtornos depressivos. Diferentemente da população jovem, os idosos apresentam menor presença de afetividade negativa ou reatividade, maior prevalência de distúrbios do sono e sintomas depressivos. As queixas de inquietação, fadiga e tensão também tendem a ser mais frequentes.
O GAD-7 (Generalized Anxiety Disorder scale – 7 item) é um instrumento para rastreio da presença de ansiedade generalizada, proposto por Spitzer e colaboradores em 2006, baseado nos critérios do DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, quarta edição). Inicialmente, os autores avaliaram treze itens para depois selecionar os mais relevantes, restando, por fim, sete itens. Suas vantagens incluem aplicação rápida e fácil, uso de parâmetros objetivos e a possibilidade de ser autoaplicável. No entanto, não deve ser utilizado para avaliação de outros transtornos de ansiedade, como fobia social ou transtorno de estresse pós-traumático. Apesar de originalmente não ter sido criado para a população idosa, há evidências de seu uso tanto em cenários clínicos quanto em pesquisas.
O instrumento é composto por sete perguntas, cada uma com pontuação variando de zero a três pontos (pontuação máxima de 21 pontos), dependendo da gravidade dos sintomas. Durante a aplicação, deve-se orientar o paciente a responder como se sentiu nos últimos quinze dias. Pontuações mais elevadas estão relacionadas a uma sintomatologia mais intensa. Há ainda uma oitava pergunta para avaliar o grau de impacto dos sintomas na vida do indivíduo.
Escala de Ansiedade
Pergunte ao paciente: Durante as duas últimas semanas com que frequência você foi incomodado/a por qualquer um dos problemas abaixo?
Interpretação*:
Os autores propuseram o ponto de corte em 10 pontos ou mais como um rastreio positivo (Sensibilidade 89%; especificidade 82%). Os mesmo autores propuseram uma estratificação a partir dos valores obtidos pelo instrumento.
Zero a quatro pontos: sintomas mínimos
Cinco a nove pontos: sintomas leves
Dez a catorze pontos: Sintomas moderados
Quinze a vinte e um pontos: Sintomas graves
Ressalta-se que, mais importante do que avaliações e classificações pontuais, é a aplicação seriada do instrumento e o julgamento quanto a variações ao longo do tempo.
* Salienta-se que os instrumentos de avaliação geriátrica devem ser utilizados em conjunto com anamnese e exame físico. Devendo ser interpretados sob a luz de julgamento clínico
Referências:
Altunoz U, Kokurcan A, Kirici S, Bastug G, Ozel-Kizil ET. Clinical characteristics of generalized anxiety: older vs. young adults. Nord J Psychiatr 2018; 72(2):97-102. Don: 10.1080/08039488.2017.1390607.
Delamain H, Buckman JEJ, Stott J, John A, Singh A, Singh S, et al. Measurement invariance and differential item functioning of the PHQ-9 and GAD-7 between working age adults seeking treatment for common mental disorders. J Affect Disord 2024; 347:15-22. Doi: 10.1016/j.jad.2023.11.048.
Gonçalves A, Zuanazzi AC, Salvador A, Jaloto A. Evidências de validade para Generalized Anxiety Disorder 7-Item (GAD-7). Rev Psicol Saúd. 2023;15(1). doi:10.20435/pssa.v15i1.1743.
Moreno AL, DeSousa DA, Souza AMFLP, Manfro GG, Salum GA, Koller SH, et al. Factor structure, reliability, and item parameters of the Brazilian-Portuguese version of the GAD-7 questionnaire. Temas Psicol. 2016;24(1):367-76.
Silva LS, Leite MF, Feitosa ALB, Faro A. Propriedades Psicométricas da GAD-7 no Brasil.Psico 2023; 54(1): e39902. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39902.
Spitzer RL, Kroenke K, Williams JBW, Lowe B. A Brief Measure for Assessing Generalized Anxiety Disorder – The GAD-7. Arch Inter Med 2006; 166(10):1092-7.